quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ananindeua aprova projeto de teatro no Ministério da Cultura

Em dezembro Ananindeua receberá 02 cessões totalmente gratuitas a comunidade do espetáculo Severa Romana a Mártir Popular. Trata-se de um teatro com linguagem corporal, de um grupo de atores apaixonados pela arte teatral, que se reuniram com o intuito de formar platéia e resgatar a riqueza cultural e o imaginário do povo paraense.

O espetáculo é patrocinado pelo Ministério da cultura com apoio cultural da prefeitura municipal de Ananindeua através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Ananindeua que aposta na iniciativa dos jovens atores.
O ESPETÁCULO retrata um crime hediondo que dar lugar ao culto e a crença popular que comove a população paraense.
Severa logo é chamada de “Santa”, venerada por milhares de devotos que buscam na fé popular o alcance de uma graça ou uma cura.
O cenário da tragédia tem como local o bairro do Umarizal, lugar pobre e à parte dos fartos recursos do progresso da época. Trata-se da história de uma mulher humilde, casada, dezenove anos, grávida de sete meses que é brutalmente assassinada a navalhadas pelo militar cabo Ferreira. Morre a mulher comum, defendendo sua honra, não cedendo aos desejos bestiais do seu algoz; nasce à mártir popular, Severa Romana.
O figurino é naturalista, baseado na moda do começo do século XX. Será confeccionado todo em algodão cru, com cores do próprio algodão cru ou cores ocres, basicamente cores neutras para que a luz seja refletida nele, dando a temperatura do espetáculo sobre os personagens em cena. Os dois personagens masculinos terão fardas militares, uma de soldado e outra de cabo. Severa terá uma roupa de grávida usada, na época, por mulheres pobres. A vizinha terá três figurinos: uma roupa do dia-a-dia, outra de macumbeira e outra de gala. Joana Gadelha terá uma roupa de velha, própria do começo do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário