segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Censo 2010: Expectativa de vida aumentou em Ananindeua


Foi realizada na última terça-feira (5), na Secretaria de Educação de Ananindeua, a 4ª reunião sobre o Censo 2010, que teve como objetivo discutir o andamento da coleta de dados no município. Representantes de várias Secretarias estiveram presentes discutindo melhorias e estratégias para conseguir colher informações mais detalhadas nos bairros de Ananindeua.

O Censo 2010 começou a ser realizado no dia 1° de agosto em todo o País e é através dele que se pode ter um retrato completo da população brasileira. Em Ananindeua, de acordo com Ângela Gemaque, Coordenadora do Censo no município, dos 505.512 habitantes, cerca de 390 mil já responderam ao Censo, o que corresponde a 77% da população. Deste total, 103.571 domicílios já foram visitados, ou seja, cerca de 68% das residências.

“Através da pesquisa nos domicílios, sabemos que a população nas residências do município diminuiu e que as razões para a redução foram a queda nos índices de natalidade e o aumento no número de idosos, ou seja, a população de Ananindeua tem uma maior expectativa de vida’’, revela a coordenadora.

Durante a reunião, Ângela Gemaque destacou que as maiores dificuldades encontradas pelos recenseadores estão em bairros de classe média, já que, segundo ela, é difícil ter acesso ao morador. “Às vezes é preciso ir várias vezes na residência para conseguir encontrar o morador ou até mesmo fazê-lo dar essas informações’’, afirma.

O Censo também atuará em hotéis, orfanatos e presídios para obter todas as informações necessárias para fazer um levantamento completo. “A intenção é deixar a pesquisa com o maior número de detalhes possíveis para obtermos um censo mais abrangente”, diz Gemaque. A coleta de dados do IBGE será concluída em novembro e, em dezembro, será divulgado o resultado da pesquisa, quando a população terá a imagem fiel sobre: moradia, saúde, educação, coleta de lixo, acesso a internet e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário