domingo, 31 de janeiro de 2010

PARABÉNS A TRUPE FLOR DE LYZ

BREVE HISTÓRICO DA TRUPE

A Trupe de Teatro Flor de Lyz de Ananindeua surgiu em 1978 com o nome de “Quadrilha Flor de Lyz”. Seus fundadores foram a senhora Miracy Andrade e Zeca de Lyz.

Em 1998, foi registrada com o nome de “Associação Folclórica Flor de Lyz”.

Em 1999, criou-se a “Trupe de Teatro Flor de Lyz”, a qual estreou seu primeiro espetáculo, com a obra do consagrado escritor Luis Marinho “A Incelença”, tendo a direção de Lúcio Martins.

Teve sua participação na XVI Mostra Estadual de Teatro, realizada em dezembro de 2000, e promovida pela FESAT (Federação Estadual de Atores, Autores e Técnicos de Teatro) a que lhe concedeu os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Cenografia, Melhor Iluminação, Melhor Sonoplastia e Melhor Ator Coadjuvante.

Participou do I Festival de Teatro da Amazônia Celular, em dezembro de 2001, onde estreou seu segundo espetáculo: “O Coronel de Macambira”, texto de Joaquim Cardoso com direção de Lúcio Martins.

Em 2002, participou do II Festival Paraense de Teatro, com seu 3° espetáculo “Bodas de Ouro”, de Vicente Maiolino e direção de Lúcio Martins, contemplados com os prêmios de Melhor Cenografia e Melhor Ator.

Em 2009, a Trupe ousou do talento, experiência e profissionalismo montando dois espetáculos de Grande Porte no cenário artístico paraense Um deles foi a remontagem de “Bodas de Ouro”, que estreou em outubro, no Teatro Waldemar Henrique, e teve o patrocínio da Y.Yamada, apoiado pela Lei Semear. O outro espetáculo é “Severa Romana, A Mártir Popular” que estreou no dia 02 de dezembro, também, no Teatro Waldemar Henrique, e que foi contemplado pela Funarte, através do “Prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz 2009”., a trupe é de Ananindeua e tem o incentivo cultural da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL.

Estamos na expectativa do mês de março para iniciar a circulação do espetáculo em Ananindeua, serão realizadas pela SECEL, 01 apresentação gratuita para os públicos das escolas do município e dos projetos sociais da SEMCAT, 01 Apresentação para convidados e 01 apresentação em praça pública.

Os técnicos da Secretaria estão avaliando os locais e as condições para a circulação no município.
Diz o secretário Miro Sanova

Severa Romana, no esteve em 2º temporada no teatro Waldemar Henrique, de 20 a 24 de Janeiro, às 20h.
A Trupe de Teatro Flor de Lyz de Ananindeua comemora seus 17 anos de fundação com um belo e emocionante espetáculo: “SEVERA ROMANA, A MÁRTIR POPULAR”, que revitaliza a história de Belém do século XX.

Os acontecimentos nos remetem a Belém do Pará do século XX, que vive o auge do ciclo da borracha e a explosão econômica, transformando a cidade de Belém em Paris na América, com os requintes da época. “Severa Romana, A Mártir Popular”, do jornalista e dramaturgo paraense Nazareno Tourinho, é uma obra tragicômica, que relata a vida simples do povo paraense, sua fala peculiar, curiosa e suas superstições que permeiam a Belém do início do século XX, e o martírio de uma jovem mulher que é assassinada aos nove meses de gravidez, defendendo sua honra.

A história se dá em um bairro da periferia de Belém da Belle Époque, em uma casa simples de taipa, em que um homem sem escrúpulos assedia uma jovem e bela mulher casada. Esta, não cedendo aos seus apelos sexuais, morre, a golpes de navalha, o que dá inicio à crença e ao culto popular da “Santa” Severa Romana.

Um espetáculo instigante, envolvente e comovente que traz em seu contexto a defesa da honra matrimonial e a violência contra a mulher, que há séculos não mudou quase nada. Com uma cenografia que nos remete às classes sociais, aos costumes e às crendices daquela época.

ELENCO: Soane Guerreiro, Wagner Ataíde, Edinelson Monteiro, Dina Mamede e Ângela do Ceo.
FICHA TÉCNICA:
Produção Executiva: Marília Moraes
Texto: Nazareno Tourinho
Direção Geral: Lúcio Martins
Cenografia e Figurino: Carlos Henrique
Cenotécnica: Carlos Henrique, Ismael Araújo, Raimundo Roberto e Hildenise França
Sonoplastia: Nelson Borges, Pedro Silva e Ezequiel Negrão
Maquiagem: Nelson Borges
Iluminação: Melba Lóes e Edineusa Costa
Preparação de Atores: Dody Amâncio
Design Gráfico: Edinelson Monteiro e Herick Silva

Um comentário:

  1. Caro Vereador Miro Sanova, maravilhosa a sua iniciativa de valorizar o Teatro Paraense. A arte teatral torna as pessoas mais sensíveis, com maior capacidade para refletir a respeito dos diversos perfis psicológicos que há, ao nosso redor, nesta vida tão plural. Severa Romana, espetáculo dirigido pelo talentoso Lúcio Martins, oferece catarse a quem assiste. Eu, atriz paraense, tenho a honra de participar deste grandioso espetáculo historiográfico, cênico e literário, escrito por um dos maiores dramaturgos brasileiros: nosso Ilustre Nazareno Tourinho. A ele, toda a honra. A você todos os agradecimentos... O Teatro Paraense possui qualidade. Só precisamos de reconhecimento...

    Ângela do Céo.

    ResponderExcluir