segunda-feira, 1 de março de 2010

José Mindlin


Perdemos um apaixonado por livros, por cultura, por brasileiros. Morreu, em São Paulo, o empresário José Mindlin.
“Ele lutou durante 15 anos para que a universidade de São Paulo recebesse esses livros. Ele foi o pioneiro nisso, o grande amante de livros no Brasil”, apontou o reitor da USP João Grandino Rosas.
"Era uma figura tão iluminada, tão cheia de dimensões da vida dele, as coisas que ele fez, os exemplos que deixou. Sempre tirei proveito dessa personalidade e fiquei muito feliz de ser próximo de uma figura exemplar para a vida brasileira como um todo”, comentou o maestro Júlio Medaglia.
Foi assim durante todo o velório. Cada pessoa que chegava, trazia uma lembrança diferente de uma vida cheia de destaques. Um elogio era comum a todos.
 "Um homem íntegro, um homem que enxergava a ética, a ética na política, a ética na cultura. Ele era um homem impecável”, destacou o rabino Henry Sobel.
 "Um homem exemplar. Um empresário líder, um bibliógrafo líder, foi um homem da cultura líder. Tudo o que ele fez, fez bem feito. Para coroar tudo, sempre foi uma pessoa de uma conduta ética exemplar. O Brasil perde um grande brasileiro", lamentou o sociólogo José Pastore.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lembrou que Mindlin atuou em vários campos.
“Mindlin era muito mais que um bibliófilo. Era uma pessoa preocupada com o país, uma pessoa que tinha fortes sentimentos democráticos, além de um ser humano extraordinário - promoveu a música na cultura artística em toda parte e deixa amigos sinceros, alguns dos quais puderam vir prestar homenagem, mas centenas senão milhares de outros que não puderam. Enfim, uma grande perda”, disse o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso.
 Em um cortejo silencioso, o corpo foi levado para o Cemitério Israelita, na zona sul de São Paulo. Tantas qualidades levaram José Mindlin a conquistar amigos e admiradores em diversas áreas: cultura, política, economia. Muitas dessas pessoas vieram prestar homenagens ao empresário.
 O governo de São Paulo decretou luto oficial de três dias em homenagem a ele e sua memória.
Na nota, o governo destaca a contribuição de Mindlin ao progresso cultural e material de São Paulo.
“É um homem que sempre foi um democrata, é um homem muito amigo de todos nós, uma grande figura de São Paulo”, afirmou o governador de São Paulo José Serra.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também divulgou nota em que afirma ter recebido com tristeza a notícia da morte de José Mindlin. Para Lula, Mindlin foi um grande brasileiro que prestou serviços extraordinários ao país. O presidente diz que, apesar da idade, José Mindlin ainda tinha força para contribuir com o progresso nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário